domingo, 27 de março de 2011

Lady Deathstrike

Quem é?


Lady Letal, em inglês Lady Deathstrike (cujo nome verdadeiro é Yuriko Oyama) é uma supervilã da Marvel Comics, inimiga dos X-Men, especialmente de Wolverine. Sua primeira aparição ocorreu na revista Daredevil número 197.
Yuriko Oyama foi criada pelo escritor Dennis O'Neil e pelo artista Larry Hama. Entretanto, os escritores Bill Mantlo e Chris Claremont acrescentaram características cruciais como a sua conexão comWolverine. O artista Barry Windsor-Smith desenvolveu sua aparência de cyborg.

Habilidades
Força sobre-humana
Velocidade
Agilidade
Reflexos super-aguçados
Esqueletos e Garras de Adamantium
Cura acelerada




História
O pai de Yuriko Oyama era o Lord Dark Wind (Kenji Oyama), um chefe criminoso japonês e cientista, que criou o processo de fixação do adamantium aos ossos. Kenji foi um piloto kamikaze durante a Segunda Guerra Mundial. Seu rosto foi terrivelmente desfigurado num ataque suicida mal-sucedido a uma embarcação norte-americana. Envergonhado por sua falha de décadas atrás, ele desfigura as faces de Yuriko e de seus dois irmãos numa espécie de ritual. Seus dois irmãos morreriam mais tarde a serviço de seu pai.
Yuriko juntou forças com o Demolidor para libertar seu amado, Kiro, da servidão ao pai dela, e para se vingar por suas cicatrizes e pela morte de seus irmãos; no momento em que Youriko mata seu pai (estando ele a ponto de matar o Demolidor), o devotado Kiro escolhe o suicídio para honrar ao seu mestre.
Entristecida, Yuriko postumamente abraçou os ideais de seu pai e procurava matar qualquer um que o desonrasse. A trilha dela acabou por levá-la a Wolverine, cujo esqueleto havia sido revestido de adamantium. Lady Letal procurou matá-lo para corrigir o erro causado pelo furto da descoberta, e assim devolver a honra à família, mas foi derrotada por Wolverine e por Guardião, da Tropa Alfa. Yuriko foi então ao Mojoverso e à "loja de corpos" de Spiral, onde recebeu extensivas melhorias cibernéticas, incluíndo ossos e unhas de adamantium.
Lady Letal foi certa vez membro da equipe de ciborgues criminosos denominada em inglês Reavers, liderada por Donald Pierce, que certa vez conseguira derrotar os X-Men. Tal equipe foi aniquilada posteriormente pelos Sentinelas, e Yuriko passou a trabalhar independentemente.

Outras mídias
A personagem apareceu em dois episódios de X-Men: Animated Series, que foram ao ar em 1994. Na dublagem brasileira recebeu o nome de Dama da Morte. Era namorada de Wolverine e este quando partiu para a guerra disse que voltaria para se casar com ela. Como Wolverine nunca voltara (pois perdeu a memória no processo de injeção de adamantium em seu corpo), Yuriko injetou adamantium em seus próprios braços e foi atrás dele com a promessa de vingaça por ter sido deixada.
Em 2003 foi interpretada pela atriz Kelly Hu, no filme X-Men 2.[1] Nessa versão no entanto, a persoangem é uma mutante com poderes similares aos do Wolverine, ossos revestido de adamantium e fator de cura, com prolongações afiadas na terminação dos dedos. É guarda-costas, vítima de controle cerebral, de William Stryker.
Também apareceu em X-Men: The Official Game, onde foi revelado que era aprendiz do Samurai de Prata (Silver Samurai, no original).

Fonte de Pesquisa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lady_Letal

Lady Deathstrike vs Wolverine em X-men 2: