quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Mulher Maravilha

Quem é?
A Mulher-Maravilha (em inglês Wonder Woman) é uma super-heroína de histórias em quadrinhos e desenhos animados da DC Comics. Ela é a princesa de Themyscira (às vezes chamada de Ilha Paraíso), filha da rainha das amazonas, Hipólita. Sua mãe a criou a partir de uma imagem de barro, à qual cinco deusas do Olimpo deram vida e presentearam com superpoderes. Já adulta, foi enviada para o "mundo dos homens" para espalhar uma missão de paz, bem como lutar contra o deus da guerra, Ares. Tornou-se integrante da Liga da Justiça, assim como Superman e Batman. Ela foi a primeira heroína a ser criada, em 1941, pela DC Comics. Estreou em All Star Comics #8 (Dez. 1941).

Habilidades
Os poderes da Mulher-Maravilha são enormes: Força física sobre-humana (capaz de rivalizar com seres poderosos como Superman), grande velocidade e agilidade e grande resistência física. A resistência dela, no entanto, é confusa, dado que pode suportar rajadas de seres poderosos, mas não resiste a balas, flechadas e tiros, e usa seus braceletes para desvia-los. É dito que tem a força de Herácles, a sabedoria de Atena, a beleza de Afrodite e a velocidade de Hermes. No Pré-Crise, ela tinha o dom de planar sozinha, substítuido pela capacidade de voar (atribuída em versões atuais). Também no Pré-Crise, ela possuía telepatia. Ela também é treinada em todas as habilidades de luta armada e desarmada da antiga Grécia. Ela fala as línguas Themysciriana, Grego moderno e antigo, inglês, português, castelhano, francês, chinês, russo e hindi.

A Mulher-Maravilha, além dos poderes, recebeu dos deuses presentes que ajudam a aumentar suas habilidades: dois braceletes indestrutíveis, que usa para desviar projéteis e raios, uma tiara que pode ser usada como bumerangue e um laço mágico inquebrável que faz com que as pessoas tocadas digam a verdade. O laço também fez o deus Ares enxergar a loucura de seus atos, pois se destruísse todos os humanos, não teria mais adoradores. Em histórias posteriores, escritas por Joe Kelly (o arco "Paraíso Imperfeito", na revista em quadrinhos/banda desenhada da Liga da Justiça) foi explicado que este laço (às vezes apelidado de laço da verdade) é um símbolo da verdade em nosso mundo, cabendo a Mulher-Maravilha, portanto, o papel de guardiã da verdade. A Mulher-Maravilha possuia uma espécie de rádio receptor/emissor de ondas telepáticas, com os quais podia se comunicar com as Amazonas que estavam em Themiscyra.
Na versão original a Mulher-Maravilha possuia um avião invisível feito do metal fictício Amazonium (pois ela não voava), causa de muitas piadas (na revista MAD, por exemplo) e que aos poucos foi sendo retirado das histórias. Mas seu uso destacado no seriado da TV dos anos 1970 e nos desenhos dos Super Amigos, fez com que ele fosse reutilizado algumas vezes nesse período. Com a versão da Mulher-Maravilha de George Perez, foi estabelecido que ela pode voar com seus próprios poderes; o avião foi descartado. Recentemente, o avião foi reintegrado a cronologia, sendo um dote da raça dos aliens lansiranianos.


História
A Ilha Paraíso era habitada pelas antigas amazonas da mitologia, e não havia homens na ilha. A Mulher-Maravilha veio ao mundo na Ilha Paraíso como uma estátua de menina criada por Hipólita, rainha das amazonas. Tão apaixonada por sua escultura, a rainha pediu aos deuses que dessem vida a figura, e foi atendida (semelhante ao mito grego de Pigmaleão). Recebeu o nome de Diana. Junto com a vida, os deuses também deram várias habilidades a garotinha, que já em tenra idade era forte capaz de arrancar uma árvore a mãos nuas e correr mais que uma gazela. Quando Diana estava adulta, Steve Trevor, piloto da Força Aérea americana colidiu com seu avião na Ilha Paraíso. A Rainha Hipólita decretou que a amazona que vencesse diversas provas entre elas teria a incumbência de levar Steve de volta aos EUA, e se tornaria uma campeã em nome das amazonas em território americano. Proibida de participar por sua mãe, Diana se disfarçou e ganhou o contesto, que incluía lutas armadas sobre kangoos (espécies de canguru nativos da Ilha Paraíso), competição de corrida, e aparar balas com seus braceletes. A Mulher-Maravilha adotou a identidade secreta de Diana Prince, uma enfermeira da Força Aérea americana. Era apaixonada por Steve Trevor. Nesta versão ela não voava realmente (planava em correntes de ar) e usava um rádio de ondas telepáticas. Na história publicada em Sensation Comics #1, janeiro de 1942, havia uma enfermeira de nome Diana Prince, a qual a Mulher-Maravilha ajudou. Esta Diana aceitou deixar que a super-heroína, que desejava ficar do lado do paciente Steve Trevor, assumisse sua identidade enquanto ela partiu para junto de um soldado namorado seu, que estava na América do Sul. Uma das personagens coadjuvantes de maior sucesso era a gordinha Etta Candy, uma das fãs da Mulher-Maravilha denominadas "Garotas Hollyday" (conforme tradução para o português na revista brasileira "Coleção DC 70 anos #3", da Editora Panini, julho de 2008).
Como oponentes, a Mulher-Maravilha tinha diversos vilões clássicos da Era de Ouro dos Quadrinhos (Maligna (originária de Saturno), Giganta, Mulher-Leopardo, Rainha Clea (da Atlântida), Doutora Veneno, a sacerdotisa Zara), algumas reformuladas na Era de Prata e que continuam aparecendo nas histórias modernas.

Mulher Maravilha Terra 2 
A Mulher-Maravilha da Terra 2, também chamada de Mulher-Maravilha da Terra Paralela, ou Mulher-Maravilha da Era de Ouro, é uma personagem da DC Comics, e uma versão mais antiga da Mulher-Maravilha a qual conhecemos.
Mulher-Maravilha da Terra 2, assim como sua contraparte moderna, é a princesa da Ilha-Paraíso, filha da rainha das amazonas, Hipólita. Sua mãe a criou a partir de uma imagem de barro, a qual os deuses do Olimpo deram vida e presentearam com superpoderes: ela tinha a sabedoria de Minerva, a força de Herácles, a beleza de Afrodite e a velocidade de Hermes. Já adulta, ganhou um torneio entre as amazonas e foi enviada para o "mundo dos homens" para combater os nazistas e devolver o piloto Steve Trevor, que havia caído com seu avião na ilha. Ela assumiu o disfarce de Diana Prince e trabalhava como enfermeira na Força Aérea dos Estados Unidos. Tornou-se integrante da Sociedade da Justiça e, conseqüentemente, do All-Star Squadron. Ela foi a primeira heroína a ser criada, em 1941, pela DC Comics.
Ao contrário de sua versão atual, esta Mulher-Maravilha não tinha capacidade de voar, e pilotava um jato invísivel feito de Amazonium, um metal só existente na Ilha-Paraíso. Mulher-Maravilha da Terra 2, entretanto, possuía Telepatia e tinha grandiosos talentos com medicina (na história original, ela trabalhou num raio púrpura que foi capaz de ressuscitar Steve Trevor, que não havia resistido aos ferimentos da queda).

Sem poderesNo ano de 1969, as amazonas alcançaram seu 10.000º ano na Terra, e com isso tinham que se deportar para outra dimensão, a fim de renovar seus poderes. A Mulher-Maravilha recusou-se a acompanhá-las, pois Steve Trevor, seu amado, havia sido culpado de alta traição pelos Estados Unidos da América, e ela queria encontrá-lo e ajudar a limpar seu nome. Como resultado, Diana perdeu seus poderes e pediu afastamento da Liga da Justiça.
Diana abandonou as roupas tradicionais e os óculos, e passou a adotar um novo visual, para chamar a atenção de Steve e fazer com que ele esquecesse a Mulher-Maravilha e passou a usar o nome Diana Prince. Ela, neste estado, estrelou uma série cujo título em português era As aventuras de Diana (publicada na revista brasileira Quem Foi?, na qual era um tipo de agente secreto, ajudada por I-Ching, um mestre oriental.
A ausência de poderes durou até 1972, quando Gloria Steinem, a editora real da revista feminista Ms. Magazine (já citada), ofendida pelo fato da maior super-heroína estar sem poderes, a pôs na capa da revista Ms. Magazine #1 com seu traje original. Isto gerou polêmica, e a DC rapidamente, em fevereiro de 1972, restaurou a Mulher-Maravilha com seu traje e poderes clássicos.

"Morte"No final de Crise nas Infinitas Terras, a Mulher-Maravilha recebeu uma rajada do Antimonitor, que involuiu seu corpo de modo que retornou no tempo, voltando a ser barro da Ilha Paraíso. Um último tributo a Mulher-Maravilha Pré-Crise foi vista em Legend of Wonder Woman, mini-série escrita por Kurt Busiek, 1986. Nesta saga, as amazonas se reúnem perante Hipólita, que conta uma aventura de Diana que houve antes de sua "morte". Ao final, a deusa Afrodite aparece, e diz que estava usando seu poder para manter esta versão pré-crise da Ilha Paraíso e suas habitantes a parte das mudanças causadas pela Crise nas Infinitas Terras; Hipólita diz que não deseja isso. Afrodite então atende seu pedido, eliminando os escudos místicos sobre a ilha. A ilha e as amazonas pré-crise começam a se dissolver, como se nunca tivessem existido. Como um último súplicio, Afrodite as transforma em estrelas. Todas as memórias e existência desta versão da Ilha-Paraíso, assim como a Mulher-Maravilha do Pré-Crise, deixam de existir…

Pós Crise
A primeira aparição de Mulher-Maravilha, na cronologia DC pós-Crise, é Wonder Woman vol. 2, #1 (Fev. 1987). Como super-heroína atuando com os outros heróis, ela apareceu na minissérie Lendas.
De acordo com a última redefinição da cronologia da Mulher-Maravilha feita por George Perez após a Crise nas Infinitas Terras, Hipólita e o restante das amazonas seriam a reencarnação de mulheres que ao longo da história morreram como resultado do ódio e da incompreensão dos homens. No caso, Hipólita foi a primeira mulher morta por um homem; a Princesa Diana (A Mulher-Maravilha) era a encarnação da filha não nascida desta mulher. Antes de serem exiladas na Ilha Paraíso, as Amazonas viveram na Grécia, de onde foram banidas após um conflito com Herácles (Hércules) e seus exércitos. Mulher-Maravilha só teria vindo ao mundo dos homens após Crise, o que também causou dela não ter participado da fundação da Liga da Justiça. Atualmente ela também não possui identidade secreta. A Mulher-Maravilha ganhou de Gaia, a Deusa Terra, o poder da telepatia e também o poder dos braceletes, que ao serem tocados soltam rajadas cósmicas capazes de ferir super-seres, além, é claro, de nenhum telepata conseguir invadir sua mente, graças à tiara. Etta Candy se casaria com o já idoso Steve Trevor, reintroduzido nas aventuras atuais.


Fonte de Pesquisa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mulher-Maravilha
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mulher-Maravilha_(Terra_2)



7 comentários:

  1. Gente responde ai:
    1)Das três super-heroinas que vocês preferem ?

    (a)Mulher Maravilha .

    (b)Mulher Gavião .

    (c)Caçadora .

    Por favor me respondem
    E depois vão até a pagina da Safira Estrela .

    ( Se vc já foi antes de vir aqui , então não ligue para isso, pq provavelmente a mensagem que deixei lá é para vcs virem aqui Ó_Ò .)

    ResponderExcluir
  2. Acho que em termos de força e bravura, A Mulher Maravilha é a melhor, mas é preciso lembrar que a Mulher Gavião foi treinada na melhor escola de Thánagar, sendo espiã classe ômega. sabe todas as técnicas de luta e bate como ninguém. Se as duas duelassem para valer, a Mulher Gavião não perderia fácil.

    Agora se quanto a mais vilã da DC, acredito que seja Nevasca. Porém, em se tratar de ser melhor acho que é a Giganta.
    ...
    A Arlequina é muito legal, mas ela só é vilã por causa do Coringa.E a Hera Venenosa também não é muito genial.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo 2, perdoe-me, mas você disse uma asneira. Treinada na melhor escola de Thanagar? Isso não faz levantar mais toneladas, só lutar melhor. Encare como uma protetora de seu mundo, mas apenas uma a mais. Já a Mulher Maravilha tem força extremamente superior por natureza. Ela é única, pois é a princesa das amazonas, e por isso foi melhor treinada.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo 3

    Fala sério ... "força superior por natureza, ela é única, blábláblá"
    Força superior por natureza não cria uma uma superheroína.

    Embora a Diana seja princesa das Amazonas, ela não da a minima pra sua origem.

    A Shayera foi treinada pelo alto escalão de Thanagár, tornando-se a melhor no que faz, planejando batalhas, liderando exércitos, especialistas em armas de combate, sua massa a faz imune a magia. Mulher Gavião tem um potencial incrível.

    Em termos de habilidades a Ravena ainda é muito mais poderosa, pois fica maias forte com as emoções dos outros, raiva ódio amor e alegria, a fortalece, filha do demônio dimensional Trigon, a quem tenta impedir de destruir o mundo. Controla suas próprias emoções para não despertá-lo. Tem telecinese quantica, podendo levitar objetos de grande peso, teletransporte, leitura de mentes e faseamento das sombras. Ravena é minha preferida sem dúvida.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Mulher Maravilha é a Melhor Heroína e Sempre Será! Aceitem Que Dói Menos hahaaa! Já Viram Nesse Site http://www.ign.com/articles/2013/11/19/the-top-25-heroes-of-dc-comics Mulher Maravilha "TERCEIRAAAAAAAA" Do Ranking! Atrás de Apenas Superman e Batman! E Leiam o Que Está Escrito Por Favor! Mulher Gavião Não é Nada Sem Sua Clava! Ela é Imune a Magia Graças a Sua "CLAVA" Ela Tem Uma Força Até Considerável Mas Não Aguenta Por Muito Tempo! Admiro Ela Por Ser Heroína Bom Quase Isso Né Porque Foi a Traidora Da Liga Da Justiça ;-)!Ela é Legal! Mas a Mulher Maravilha é Perfeita! Aaahhhh Outra Curisosidade Mulher Gavião Era da Melhor Escola de Thanagár Mas a Mulher Maravilha Foi Escultura de Barro Que Recebeu Vida e Habilidades De 5 "deuses" do Olimpo!Isso Está Escrito Aí Nessa Ficha Técnica Dela! Vocês Não Devem Ter Prestado Atenção Ou Nem Leram! KKKKKKKKKKK Mulher Maravilha a Melhor De Todos os Tempos! Está Pra Nascer Uma Melhor! Obrigado ;-) :-D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cantor Vitor, você disse tudo. Ela é perfeita!PERFEITA!!!!

      Excluir