quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Feiticeira Escarlate

Quem é?
 Seu nome verdadeiro é Wanda Maximoff. O codinome conhecido é Feiticeira Escarlate (Scarlet Witch em inglês). Ela é uma mutante de olhos verdes e cabelos ruivos, algumas vezes seus cabelos são pretos cujos poderes poderes são a magia e manipulação da realidade. Como vilã, pertenceu ao grupo Irmandade de Mutantes, liderado por seu pai Magneto. Depois que se regenerou, entrou para os Vingadores onde permaneceu como membro regular até pouco tempo. Criada por Stan Lee e Jack Kirby, sua primeira aventura foi em X-Men #4 (1964).

 Origem
Tempos atrás, Magneto e Magda, uma humana, tiveram uma filha chamada Anya. Ocorreu então um incêndio na casa onde moravam. Porém, Erik não pôde salvar sua filha, que ainda estava na casa, devido a intervenção da população local que não queriam deixá-lo entrar, pois já tinham testemunhado seu poder e achavam que era um bruxo. A visão de sua casa desabando no incêndio levando consigo a vida de Anya foi demais para Magnus, que num momento de raiva extrema lançou um imenso pulso eletromagnético devastando a região e matando todos a sua volta, com exceção de sua esposa. Temendo o marido e assustada com seus estranhos poderes, Magda fugiu levando em seu ventre os gêmeos que desconhecia estar gerando. Procurou refúgio na cidadela científica de Wundagore nas montanhas balcânicas da nação minúscula de Transia. Lá encontrou um castelo onde solicitou refugio e foi recebida por uma vaca humanóide chamada Bova. Os meses se passaram, uma forte amizade se formou e a hora dos gêmeos virem ao mundo chegou, nasceram numa noite em que havia uma tempestade sobrenatural, sendo contemplada com potencial místico que afetaria futuramente os dons mutantes de Wanda. Temendo que o pai encontrasse as crianças procurando por ela, Magda partiu desejando que todos acreditassem que morrera.
Bova levou as crianças à seu mestre, o Alto Evolucionário, que entregou-os à um casal de ciganos que havia perdido seus filhos gêmeos. Django e Marya Maximoff criaram os dois como se fossem seus filhos e acompanharam o grupo cigano que Django liderava. Quando adolescentes, Wanda e Pietro descobriram que tinham talentos peculiares. Quando Django começou a roubar para alimentar sua família faminta, aldeões enfurecidos atacaram o acampamento cigano. Usando sua velocidade fenomenal, Pietro fugiu do acampamento com sua irmã. As circunstâncias foram traumáticas com a separação de sua família, passando os anos seguintes andando pela Europa contando apenas um com o outro. Pietro e Wanda um dia encontraram o professor Charles Xavier que lhes fez a oferta de ingressarem em sua escola. Mas Pietro foi contra e eles recusaram o convite.

Irmandade de Mutantes
Os dois irmãos foram atacados por superticiosos que viram Wanda usar seu poder. Só foram salvos da multidão graças a intervenção de Magneto. Sem saber da relação de pai e filhos que existia entre eles, os jovens ingressaram enfim na Irmandade de Mutantes como forma de pagar a divida por suas vidas. E, desde então, os gêmeos assumiram os nomes de Feiticeira Escarlate e Mercúrio
Apesar de discordavam dos métodos de Magneto, durante meses eles o serviu por obrigação e medo de sua represália.
O irritado Pietro protegia sua irmã de Groxo e Mestre Mental, seus colegas de equipe dos quais não gostava nada.
Os X-men eram seus adversários frequentes.
Assim como os principais mutantes vilões dos X-men na época, a irmandade (menos Magneto) foi capturada pelos Sentinelas de Larry Trask e só conseguiram sair quando os X-Men derrotaram os Sentinelas.
Wanda e Pietro, aproveitam para sair da tutela de Magneto quando a irmandade foi desmantelada ao ser derrotada pelo alíenígena conhecido como O Estranho.

Vingadores
Em uma reunião entre os Vingadores, alguns integrantes resolvem se afastar da equipe.
Os irmãos se candidatam a vingadores. Mercúrio, dá uma demonstração de sua velocidade, correndo em volta de uma limusine em movimento. Os dois foram introduzidos junto com Gavião Arqueiro para substituir os membros que desejaram uma licença temporária. Homem de Ferro apresenta para a imprensa a formação nova dos Vingadores e diferente do tempo de irmandade, os irmãos tornaram-se amigos intimos de muitos dos integrantes.
Casamento
Feiticeira Escarlate se envolveu com o homem sintético chamado Visão, com quem mais tarde acabou se casando, mesmo contra a vontade de seu irmão. Os dois viveram na Mansão dos Vingadores durante um tempo, Wanda sofreu treinamentos de bruxaria sob o ensino de uma verdadeira feiticeira chamada Agatha Harkness. A disciplina mental de bruxaria ajudou a Feiticeira Escarlate ter mais concentração com seus poderes, capacitando-a controlar seus feitiços mutante como jamais antes. eventualmente, o casal comprou uma casa em Leonia, Nova Jersey, e abandonaram a vida de herói por um tempo.
Retornaram a ativa quando o Edifício Baxter foi ameaçado por Annihilus.
Visão liderou a equipe durante um curto período em que grande parte da equipe estava no planeta de Beyonder. Depois, Visão retirou-se como líder e o casal retornou a Leonia. Por distorcer probabilidades, Wanda conseguiu ser engravidada artificialmente por Visão, e teve filhos gêmeos, chamados Thomas e William.
Mostrou os primeiros sinais de instabilidade quando se descobriu que os filhos gêmeos que tivera eram fruto de seus poderes, usados de forma inconsciente.
O governo americano considerou o Visão um perigo à segurança mundial e o desmantelou, fazendo com que ele se tornasse frio e sem suas memórias anteriores. Sem sentimentos, o casamento terminou.
Viveu um romance com Magnum, outro Vingador cujos padrões mentais foram criados para dar a vida ao sintozoide Visão e tenta reconstruir sua vida e esquecer seu passado.
Ela evoluiu muito dentro da equipe, sendo uma das Vingadoras mais poderosas
A Feiticeira Escarlate participou como membro da Força Tarefa formada pelo Homem de Ferro, e chegou a liderar algumas missões.

A Queda
Wanda enlouquece. Ataca seus companheiros Vingadores, destroi a mansão da equipe e mata Visão, o segundo Homem-Formiga (Scott Lang) e o Gavião Arqueiro. Seus atos, além de tudo, feriu emocional e fisicamente outros membros do grupo provocando o fim da equipe.
Seu pai, Magneto, ao descobrir o que estava acontecendo a resgata e leva para Genosha para ser tratada por Charles Xavier.

 Dinastia M
Os X-Men e os Vingadores decidem ir até Genosha e discutem o que fazer com a agora insana Feiticeira Escarlate, ex-vingadora e heroína mutante. Pietro com sua velocidade chega antes de todos e encontra com seu pai, Magneto, para tentar salvar a vida de sua irmã gêmea. O pai diz que não pode fazer nada. Ele sai inconsolável.
Influenciada pelo seu irmão Pietro, altera toda a realidade para uma utopia mutante sob o comando de Magneto.
Ao final da saga ela aparentemente está vivendo na Europa Oriental, sem poderes e sem consciência de seu passado.
Dizimação
A quantidade de mutantes foi reduzida de milhares para poucas centenas desde que Feiticeira Escarlate com apenas 3 palavras obliterou o gene mutante, trasformando a grande maioria dos mutantes em humanos normais. Causando a maior crise mutante da história.
Não houve mais nascimentos dessa espécie desde a intervenção de Wanda. Os mutantes agora não passam de 2 centenas e lutam pela mais primária das causas: A sobrevivência de sua espécie.
Ao fazer isto, Wanda retirou também seus próprios poderes e apagou sua memória, para tentar viver uma vida normal na Transia com Agatha Harkness. O Gavião Arqueiro a encontra mas resolve preservá-la por ver que não se lembra de nada. O Fera, obstinado a tentar reverter a dizimação, depois de tentar resolver tanto cientificamente como místicamente, a procura e pede para ela desfazer o seu feito. Sem sucesso algum: Ela não lembra quem é ele, e nem que ela é a Feiticeira Escarlate. Pelo menos é o que ela quer que pensem pois ela conta, através de metáforas, que reverter o proceso pode causar consequencias ainda piores. Seja como for, Fera chega à conclusão que não é possível desfazer a Dizimação.

Poderes e habilidades
Feiticeira Escarlate é considerada uma Mutante nível Omega. Inicialmente, a Feiticeira Escarlate teve a habilidade mutante de manipular a probabilidade através de "feitiços". Visualmente,os feitiços alteram as probabilidades de várias coisas acontecerem,das mais improvavéis possiveis, incluindo a combustão espontânea de objetos inflamáveis, ferrugem ou deterioração rápida de materiais orgânicos ou inorgânicos, desvio de objetos e poderes no vôo, e rompimento de transmissões de energia ou campos. Alterando completamente o campo da realidade,fazendo permutar o impossivel,fazendo do improvavel uma certeza. Lançando um feitiço requer um gesto e da concentração de sua parte, mas os gestos são em grande parte um foco para a concentração. Apesar desta precisão, os feitiços não são, necessariamente, garantia de trabalho, particularmente se Wanda está cansado ou usar seus poderes em excesso. Se além do limite, os feitiços de Wanda podem sair pela culatra, fazendo com que a probabilidade mude totalmente ou para desfazer feitiços anterior. Os efeitos são variados, mas sempre prejudicial para os adversários, como fazendo com que o artefato o Mau Olhado a trabalhar contra a inter-dimensional Dormammu warlord, o robô Ultron de curto-circuito, ou um gás inerte sob a Irmandade dos Mutantes a explodir. Wanda é um especialista combatente de ter sido treinado por tanto o Capitão América e Hawkeye, além de ser um estrategista hábil devido a seus anos de experiência trabalhando como um vingador e sua experiência em uma variedade de situações de combate.
Escritor Kurt Busiek redefiniu os poderes da Feiticeira Escarlate, e alegou que era na verdade uma capacidade de manipular a magia do caos, dado a ela pelo demônio Chthon (preso dentro Wundagore Mountain), quando ela nasceu. Redefinição Busiek's elevou substancialmente os poderes de Wanda, e ela é apresentada como sendo capaz de proezas como a ressurreição de Wonder Man. Ela esteve aqui descrito como o nexo "ser" do Universo Marvel, capaz de dar à luz filhos com poder suficiente para desafiar avatares da Eternidade.
Escritor Brian Michael Bendis posteriormente reformulado poderes de Wanda, uma vez mais, com o Doutor Estranho afirmando que houve, de facto, nada como a magia do caos, e que Wanda foi alterando ao longo de toda a realidade. Seu poder foi aqui descrita como suficiente para reescrever seu universo inteiro, e multiverse causar risco de ondas.
Fonte de Pesquisa:



Assista o vídeo da página de Agatha Harkness:

2 comentários:

  1. é mais fortes de todos na marvel ela é sensacional!

    ResponderExcluir
  2. Ela é realmente sensasional, mas não é a mais forte. Até mesmo ela possui limitações em seus poderes. A Fênix poderia matá-la facilmente.

    ResponderExcluir