domingo, 3 de março de 2013

Caçadora (Helena Wayne)

Concedendo pedidos de alguns leitores:
André Vilas, Marcio Lukas e do adm da página da Os Novos 52 (facebook), Fiz novas atualizações sobre a personagem Caçadora. O artigo principal sobre a Huntress, se refere a Helena Bertinelli, a  Caçadora da era moderna. Resolvi fazer uma nova postagem falando mais sobre as outras versões desta lutadora. Tão fabulosa como Bertinelli, é também Helena Wayne, que assumiu o posto na Era de Bronze.


Helena Wayne

 
Sua primeira aparição foi em DC Super Stars #17 (Novembro / Dezembro de 1977), e, em seguida, All Star Comics #69 (dezembro de 1977), que saiu no mesmo dia. A maior parte de suas histórias individuais surgiram como recursos de backup em questões de do início de Mulher Maravilha com a edição #271 (setembro de 1980). Após a morte da personagem e apagamento da história na Crise Infinitas #12 (1986). A DC criou uma nova Caçadora (Helena Bertinelli), cujo traje e armas são semelhantes aos de Helena Wayne.
 


Origem

Helena nasceu em 1957 com Bruce Wayne e Selina Kyle Wayne, e cresceu desfrutando os benefícios de estar em uma casa rica. Quando jovem, ela teve uma educação completa. Sendo bem treinada por seus pais, Batman e Mulher-Gato,  veio a se tornar uma atleta excelente. Ainda bem jovem, ficou surpresa ao saber que seu pai era Batman e abraçou Dick Grayson (Robin) como seu irmão mais velho. Ela também olhou para Alfred como um segundo pai. Depois de terminar a escola, ela se juntou ao escritório de advocacia de Cranston e Grayson, um de seus parceiros parceiros foi o próprio Dick Grayson, que a esta altura já havia se tornado Asa Noturna.
 
Em 1976, sendo chantageada por seu ex-patrão Cernak, Selina Kyle retoma a ação mais uma vez como Catwoman, um ato que levou à sua morte. Helena, decidindo trazer Cernak à justiça, criou uma fantasia para ela, formou algumas armas de equipamentos de seus pais (incluindo a arma que se tornou sua marca registrada, uma besta), e partiu para fazer justiça com as próprias mãos. Depois de realizar isso, Helena decidiu continuar a combater o crime, sob o nome de código "a Caçadora".
 
 

Aliados e Aversários

 
Helena também fez amizade com a super-heroína Poderosa (Power Girl), que se tornou amiga e companheira. Além de Poderosa, Helena frequentemente trabalhou com Robin e com um novo herói chamado Blackwing. Alguns de seus inimigos, eram os clássicos Coringa, Karnage, Lionmane, Senhor do Crime. 

Teve um caso por um tempo com Harry Sims, um dos promotores distritais de Gotham. Apesar de ter surgido uma parceria (ela pegava os bandidos e ele prendia), a relação dos dois era difícil pois ele sabia de sua identidade secreta o que a deixava constantemente preocupada com sua segurança. 

Helena também chegou a flertar com Robin, que, citando a sugestão de Batman de ele procurar uma esposa,  reforçando com o argumento que um homem normal não seria capaz de satisfazê-la.



Helena também chegou a fazer várias visitas à Terra Um. Sua primeira foi em Batman Family #17, onde se encontrou com o Batman da terra Um, Robin , Batgirl e Batwoman , e nesta visita também chegou a lutar contra a Catwoman da Terra Um, Hera Venenosa e Signo Madame. 
Encontrando o Batman da Terra Um, enxergou nele o seu pai, e passou a chamá-lo de "Tio Bruce", construindo uma forma de relação familiar com ele. Como membro da Sociedade da Justiça, ela participou em várias das reuniões anuais da Liga da Justiça e da Sociedade da Justiça, a maioria das quais tiveram lugar na Terra Um mesmo. Ela também participou da batalha contra o Adjusticator, sendo parte da força feminina de várias Terras liderados pela Mulher Maravilha da Terra Um. Havia outras Heroínas envolvidas nesta aventura incluído Zatanna, Supergirl, Garota Fantasma, Madame Xanadu , Poderosa, Canário Negro, Moça-Maravilha, Ravena e Estelar.
 
Apesar do fato de que amava sua mãe e ter se tornado Caçadora para vingar sua morte, ela secretamente temia que ela poderia seguir os passos de sua mãe. E lutando na Terra Um contra sua mãe (CatWoman), Helena teve dificuldade de lidar com a carreira criminosa de sua mãe, mesmo chegando a ponto de  procurar terapia. Olhando para Catwoman da Terra ela preservava secretamente a esperança de que um dia isso iria reformar a Mulher Gato.

 


Morte em Crise Infinita

Nos meses que antecederam a minissérie 1985 - Crise Infinita, Helena Wayne tinha se tornado popular o suficiente para merecer ganhar sua própria série em vez de continuar sendo backup da Mulher Maravilha.
 
Caçadora participou da batalha para salvar toda a Criação do Anti-Monitor e, enquanto ela, juntamente com dezenas de outros heróis, conseguiram impedir que o vilão de apagar o universo de nunca ter existido, ela, no entanto, não conseguiu impedir o fim do multi-universo. Enquanto partes da Terra Dois, juntamente com outras Terras, foi destruído. Caçadora estava traumatizada ao saber que sua terra e de sua família, não só já não existia, mas com o fato que agora era como se sua família nunca tivesse existido.

 









Apesar de desmaiar nos braços de Robin em um ponto, Helena se galvanizou para a última batalha na qual ela (junto com Robin e Kole) morreu salvando várias crianças dos demônios das sombras do Anti-Monitor. Depois que a crise terminou, Helena Wayne, assim como seus pais e Dick Grayson da Terra-Dois, desapareceu e foi esquecida.
 
Sua última aparição foi em Superman / Batman #27, onde Poderosa, cujas memórias da Terra Dois foram restauradas, recorda uma aventura que teve com a Caçadora em que entram em choque com o Ultra-Humanité e Brainwave.

Retorno em Crise Infinita

Após os eventos de Crise Infinita e 52, o multiverso é efetivamente restaurado e entre esses universos, e a Terra-2 , completa com Caçadora.
 
Em Justice Society of America Annual #1, Power Girl é enviada para a Terra-2 por Gog. Lá, ela é descoberta pela caçadora que a reconhece como a Power Girl de seu mundo que desapareceu após a primeira crise. Nesta nova Terra-2, os cidadãos se lembram de ter sido a única Terra existente após a Crise. A caçadora reinicia a Power Girl e a atualiza sobre sua vida. 

Após a morte de Alfred, a caçadora se torna mais distante de seus amigos; Robin assume posto de protetor global, enquanto a caçadora protege as ruas de Gotham. Como todos os antigos  inimigos de seu pai começaram a morrer, um velho Coringa faz planos para recriar Duas-Caras deixando cicatrizes com ácido no suposto noivo da Caçadora, Harry Sims. A caçadora tenta matá-lo e é interrompida por Power Girl; o plano do Coringa de levar a caçadora com ele saiu pela culatra, e ele morre de velhice e devido à exposição prolongada a seus próprios produtos químicos. 

No entanto, a caçadora confessa a Power Girl que é Robin que ela realmente ama, mas os ferimentos de Harry Sims a deixam se sentindo obrigada a permanecer com ele por ter sofrido queimaduras enquanto ele à pediu em casamento, mas antes que ela pudesse ter dito não.
 
Caçadora não só voltou para a Terra 2, mas, como Helena Kyle, ela precisou mesmo nascer para o
Universo DC mainstream. Sua mãe ainda é Selina Kyle, e seu pai é inicialmente desconhecido. Muitos supõem que seja o Batman, mas eventualmente afirmou-se que o pai era Slam Bradley. Apesar de Catwoman cuidar dela enquanto bebê, Selina finalmente coloca Helena para adoção sob arranjo do Batman, por medo que ela seria incapaz de protegê-la.
 
Um mês depois que Helena é colocada com uma nova família, Catwoman pede a feiticeira Zatanna para apagar as memórias de Helena e para fazê-la parar de pensar a si mesma como uma heroína. Zatanna se recusa, pois tal ato seria cruel demais para uma mãe fazer com a filha, e também porque Selina já estava a caminho de se tornar uma heroína por conta própria. Catwoman assim como sua filha Terra Dois, a Helena original, sempre esperava que ela faria. 

(Nestes dois últimos parágrafos eu me refiro aos volumes independentes da CatWoman, que ficaram muito bons. A participão de Zatanna na série foi incrível. Se você ainda não leu, está perdendo a chance de se emocionar com esta história).


 

Os Novos 52

 
A Caçadora Helena Wayne voltou na esteira da DC é nos Novos 52, relançada com uma minissérie lançada em outubro de 2011. Juntamente com Poderosa, ela irá mais tarde começar em um renascimento do Finest Mundial série, escrita por Paul Levitz e desenhada por George Pérez e Kevin Maguire. 

Foi anunciado que no Flashpoint Mensagem continuidade da Terra-2, Helena Wayne esteve com Robin original. O Batman da Terra-2 é morto junto com Superman e Mulher Maravilha, durante uma tentativa de invasão Apokoliptian. Wayne só adota a identidade Caçadora depois de acidentalmente chegar na Terra DC principal através de um lança tubo, mesmo que a Supergirl Terra-2 que muda a identidade Poderosa. "Finest" irá explorar como Wayne e Poderosa chegaram na Terra principal da DC e suas tentativas de retornar à sua terra de origem. Ela começa cinco anos após a sua chegada.












É difícil encontrar boas animações que se refiram a caçadora como Helena Wayne. As melhores ainda são sobre Bertinelli. Mas selecionei uma seleção de fotos de Wayne ao som de U Ur Hand. Espero que gostem.